segunda-feira, 21 de julho de 2008

Passo Fundo- RS capital nacional da literatura


Capital Nacional da Literatura celebra o título com monumento novo

CBL Informa - 31/03/2008

O título de Capital Nacional das Letras recebido pela cidade gaúcha de Passo Fundo em 2006 foi comemorado na última sexta-feira com a inauguração do monumento "Árvore das Letras", na praça Armando Sbeghen.
O marco da capital da literatura abrange um quiosque multimídia com livros, revistas, jornais e acesso à internet disponíveis para o acesso dos usuários. O monumento é uma criação do designer Jéferson Cunha Lorentz e do arquiteto Luís Hofmann, ambos da Universidade de Passo Fundo (UPF), e teve sua execução assinada pelo artista plástico uruguaio Gustavo Nackle. A árvore tem 13,30m de altura e 9,50m de diâmetro total e pesa duas toneladas.
O mérito de Capital Nacional da Literatura foi concedido para a cidade de Passo Fundo pelo fato de a cidade ser sede do maior debate literário e cultural da América Latina, a Jornada de Literatura. A movimentação literária bianual é promovida pela Universidade de Passo Fundo e Prefeitura Municipal de Passo Fundo há 27 anos ininterruptos. Além disso, a cidade possui a
maior média de leitura do Brasil: são 6,5 livros por habitante a cada ano.