segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A História do Livro Errante


O Opositor
L.F.Veríssimo

Conheci os colegas noutra comunidade ligada à literatura. Conversando descobrimos que cada um, a seu modo e tempo, passava seus livros adiante. Nosso amigo Maurício entregava o livro e pedia a quem recebesse que passasse adiante quando terminasse de ler. Outra pessoa simplesmente deixava em um lugar qualquer para que o livro fosse encontrado. Fomos, enfim, descobrindo que tínhamos em comum a vontade de compartilhar a leitura com pessoas que poderiam ser desconhecidas. Nos reunimos e, por brincadeira, decidimos fazer um livro circular entre nós de maneira que fosse lido pelo maior número de pessoas possíveis. Assim, A VALSA DOS ADEUSES – Milan Kundera, gentilmente cedido por Ednice (http://escritosnaagua.blogspot.com/ ) foi lido em PE,SE,BA,MG,RJ,SP,SC,RS,MS,GO,DF,CE e finalmente voltou à sua dona. Da mesma forma, O OPOSITOR – Luis Fernando Veríssimo, gentilmente cedido por nosso querido amigo Maurício, o gaúcho mentor do Livro Errante, circulou por várias mãos até que voltou à Porto Alegre.
Daí em diante, movidos pela vontade de ler e pela amizade que se criou entre os integrantes, fomos formando grupos e trocando livros, sempre de forma a que voltem a seus verdadeiros donos. Passo seguinte, e já esperado, fizemos uma comunidade independe (
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=28956097). Nela já organizamos diversos grupos de troca de livros. Alguns já encerraram, vários estão em andamento, quatro estão em formação e tem dois informados para março e abril.
Para comemorar o sucesso do Livro Errante, adotamos uma escola pública da cidade de Poços de Caldas-MG e estamos formando uma biblioteca (
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=28956097&tid=2562404435418834143) basicamente para as crianças das primeiras séries.
Paralelo a isso, continuamos individualmente a deixar livros em lugares públicos. Cada um de nós continua, compartilhando livros com pessoas que não conhecemos.
Junte-se a nós. Livro Errante é uma atitude! Contamos com você.

Leia também:
http://livroerrante.blogspot.com/2008/01/histria-do-livro-errante-continuao.html