O editor, então, juntamente com Affonso Romano, procurou Rubem Braga e Fernando Sabino. tinham ideia de fazer um projeto que levasse as cr6onicas a quem, segundo eles, deveria estar lendo: os jovens. Procuraram mais dois escritores. No projeto que já tinha Rubem Braga, Fernando Sabino e Affonso Romano, acrescentaram Carlos Drummond de Andrade e Paulo Mendes Campos. A ideia era que as crônicas deveriam entusiasmar professores e estudantes.
Jiro Takahashi dividiu a seleção de material em duas etapas: primeiro um grupo de professores escolheu aproximadamente 60 textos de cada escritor. em seguida 3 mil estudantes escolheram suas crônicas preferidas dentre as já selecionadas. Assim, a Editora Ática tocou o projeto Para Gostar de Ler. A meta rentável era atingir 30 a 40 mil exemplares. Vendeu, 200 mil exemplares apenas no primeiro semestre. O sucesso foi tão grande que a coleção iniciada com 5 livros ( 4 cronistas) precisou ser ampliada. Carlos Eduardo Novaes, Luís Fernando Veríssomo e Carlinhos Oliveira, foram convidados e Para Gostar de Ler acrescentou mais dois gêneros: poesia e conto.
Em 2022 quando completou 45 anos, a SOMOS literatura ( atual dona da Ática) relançou a coleção com um livro de poemas: Um Peixe Boiando no Ar de Ricardo Azevedo.
Fonte: Estadão
Aproveite e leia Rubem Braga:
100 Anos de Rubem Braga ( postagem de 2013)
A Casa dos Homens (postagem de 2024)
Mar ( postagem de 2025)
Comentários
Postar um comentário
comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.