Pular para o conteúdo principal

Alunos CIn/UFPE criam espaço virtual literário visando incentivo à leitura

Utilizando os conceitos assimilados durante o curso de graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, os estudantes-empreendedores André Carvalho, do 6º período, e Rafael Carvalho, formado em 2008, desenvolveram o website Sinopse do Livro com o objetivo de incentivar o hábito da leitura. Para conhecer o website basta acessar: http://www.sinopsedolivro.net .


Com design leve e interface amigável, o site tem um acervo de livros catalogados por chaves de busca que facilitam a pesquisa dos usuários, estimulando o hábito da leitura. No Sinopse do Livro, o leitor consegue visualizar os livros por assunto, por gênero e por autor; além dos livros mais vendidos da semana e dos mais populares no período determinado. Na seção “O que Ler”, o usuário recebe sugestões da leitura mais se adequada aos seus gostos, bastando responder a um curto questionário antes de desfrutar.


“A ideia trouxe inovação para a internet em relação a informações culturais. Conheci o site através de um amigo e achei fácil de navegar. Nele eu posso encontrar mais livros sobre um assunto de meu interesse e escolher a próxima leitura. Também posso pesquisar preços e ter acesso a promoções”, afirmou o médico e leitor José Augusto Barros.


Segundo André Carvalho, é um site interativo voltado para os aficionados por leitura; um espaço para encontrar resumos, dar sua opinião sobre livros, participar de enquetes, acompanhar as novidades do mundo literário e até comprar livros através de sites parceiros. É um lugar também para os autores divulgarem gratuitamente a sua obra e biografia. “É de extrema importância para escritores, leitores e a todos interessados no Universo Literário. Com inteligência, faz a divulgação das obras e remete a uma democrática discussão sobre elas. É um canal de visibilidade, pois no site não constam apenas obras de escritores consagrados ou de livros que são fenômenos editoriais. Algo que faltava para nós, escritores, e para todos que estão descobrindo o amor pelos livros”, disse o escritor José Oliveira, autor dos livros Amargo Pecado e O Réu dos Sonhos.


A iniciativa dos estudantes está afinada com os propósitos do CIn no propósito de viabilizar parcerias entre a Universidade e a iniciativa privada, através de convênios para o desenvolvimento de pesquisas na área de Tecnologia da Informação (TI) e variados modelos de cooperação que incentivam a mudança na cultura da relação Universidade-Empresas e estimulam nos alunos o espírito empreendedor.

(Do site da Universidade Federal de Pernambuco)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

Vamos pensar? (18)

Será que às vezes o melhor não é se deixar molhar?  

O Mendigo do Viaduto do Chá, Regina Ruth Rincon Caires

     A moeda corrente era o cruzeiro. A passagem de ônibus custava sessenta centavos. O ano era 1974.       Eu trabalhava no centro da cidade, em um banco que ficava na Rua Boa Vista. Morava longe, quase ao final da Avenida Interlagos, e usava diariamente o transporte coletivo. Meu trabalho, no departamento de estatística, resumia-se a somar os números datilografados em planilhas e mais planilhas fornecidas pelas agências do banco. Somas que deveriam ser checadas, e que eram efetuadas nas antigas calculadoras elétricas com suas infernais bobinas, conferidas e grampeadas nas respectivas planilhas. Não fosse o café para espantar o sono durante as diárias e rotineiras oito horas de trabalho, nenhuma soma teria sido confirmada.