Pular para o conteúdo principal

Adulterado, Antonio Prata

     Oi. Meu nome é Antonio Prata, tenho 23 anos e algo estranhíssimo aconteceu comigo: me transformei num adulto. Deve ter sido na calada da noite, enquanto eu dormia, pois confesso que não percebi nada.  É normal, talvez diga a leitora, sem entender o meu susto: é porque não aconteceu com você - ainda.

     Foi num forró, em São Paulo, que me dei conta do ocorrido. Entrei, olhei a pista e percebi que o público, antes da minha idade, estava mais jovem. Como sei que que é impossível rejuvenesce e era muito pouco provável  que aquelas quase duzentas pessoas houvessem feito cirurgias plásticas só para me enganar, havia apenas uma explicação: eu é que estava mais velho. E se eu não era mais um adolescente como eles eu só poderia ser ... um adulto! Tomei um susto.

     Dias depois, outra situação me mostrou que já não era mais o mesmo. Encontrei num bar o cara que foi meu coordenador pedagógico durante o colegial. O carrasco que  me dava advertências e, uma vez até me suspendeu ( por razões que não vêm ao caso). E, em vez de tentar nocauteá-lo com o cardápio ou meter-lhe o paliteiro goela abaixo, sentei-me com ele e tomamos chope, como dois adultos.

     Céus! As evidências estão por todo lado, como não tinha percebido?! Tenho carteira de motorista e o cartão de descontos do supermercado, elejo meus representantes e, se eu fizer uma besteira muito grande, não sou mandado para fora da sala, mas para a cadeia. Isso é ser adulto, não é?

      Eu, que me dizia contra adultos! E criticava suas roupas e cortes de cabelo, suas vidas medíocres e trabalhos chatos; seus sonhos que não iam além de um sofá novo, um carro melhor e comida com menos colesterol. Eram nervosos demais, tensos demais e buzinavam demais...

     Querem saber? Não me renderei às evidências. Apesar de  matematicamente estar mais perto dos 30 do que dos 15, continuo achando bigode um negócio horrível, deixo toalha molhada em cima da cama e, se depender de mim, nunca tirarei a bandeira de Bob Marley da parede do meu quarto. Nem tamparei a pasta de dentes.

      Talvez a leitora esteja achando meio besta esse papo de se revoltar contra o bigode ou detergente, um pouco infantil essa minha posição de não tampar a pasta de dentes. Cuidado: tais lampejos de maturidade podem ser um sinal de que você também está se transformando numa adulta. Mantenha a calma e respire fundo: como tentarei demonstrar nas próximas crônicas, é estranho, mas até que não é tão ruim assim.

Em: Adulterado, Antonio Prata, Ed. Moderna, São Paulo 2009. Págs.10-11.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.