Pular para o conteúdo principal

Morbus Gravis. Diário de Mauro Parente, Airton Uchoa Neto

    
Domingo de finados e final de fórmula 1. Posso ouvir os zumbidos dos motores na televisão dos vizinhos entediados. Mas o zumbido cessa quando entro no banheiro. qualquer um que sofra  de prisão de ventre crônica - isso diz muito sobre meu caráter - sabe que determinadas oportunidades não podem ser perdidas; são portas que se abrem quando menos se espera e se fecham logo, se a gente não chegar a tempo. Tenho esse problema desde a infância e minha avó, que lia muitos livros sobre nutrição e saúde intestinal e a Bíblia, em vez de me passar um sermão, me mandou ler um daqueles livros técnicos. A razão de o PhD ter se dedicado àquela especialização era explicada no prefácio assinado por ele mesmo: seu pai morrera de câncer no intestino e aquela morte fora ao mesmo tempo rápida e lenta dentro da sua fulminância. Sabe como é: lhe dão alguns meses de  vida a ser vivida sem dignidade alguma e fazem de tudo para que esse período se prolongue e você até agradece porque  naturalmente não quer morrer, mas quando o que resta de sua honra desperta o que você mais queria era estourar os miolos, mas os seus parentes próximos, muito solícitos, afastaram de você todos os objetos e substâncias com os quais pudesse atentar contra a própria vida com suas mãos fracas e secas. E ainda acham que você devia ser grato por isso. O sujeito, sob os olhos do filho, foi privado da capacidade de defecar, teve o ânus e o reto cirurgicamente aposentados. Os médicos tiveram de abrir um orifício no abdome dele e costurar, ali, um anel que impediria o orifício de se fechar. Nesse anel seriam acopladas as sacolas plásticas que coletavam os dejetos que saíam, fora do controle  de seu contenedor tão cioso. O cara definhou até morrer como se fosse sugado...
     Ler aquele livro piorou meu mal estar. Meus intestinos se prenderam com mais força e agora eu lutava contra eles...
     Querido diário, hoje foi a minha maior vitória. Li um artigo de Delfim Netto na Carta Capital, me preparei para bater o ponto na minha função de escriba, como aqueles egípcios carecas que sentavam no chão e escreviam o que lhes mandavam, mas ainda valiam alguma coisa porque nem todo mundo sabia ler e escrever, e deixei na privada, inteiro, um cagalhão do tamanho e quase do formato daquelas bananas que os parentres trazem do interior. Eu sei que as coisas valem e que as fezes, com seus nomes muito mais secos e mais úmidos, são sempre fezes. Mas eu não vou mentir: enquanto as paredes do meu reto voltavam ao lugar pra preencher o doloroso vácuo deixado, eu me senti muito orgulhoso de mim mesmo e acho que minha avó sentiria a mesma coisa por mim.

Neto, Airton Uchoa, Crônica da  província em chamas, Ed. La barca 2012, págs 115-116

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.