domingo, 13 de maio de 2018

O Pedaço de Pão com Pasta de Goiaba!, Magdala Valença

      Ela sentava-se muitas vezes numa cadeira de baloiço. Seus frágeis braços frágeis descansando na madeira, seu cabelo sempre amarrado e nesses olhos castanhos profundos, um olhar de tristeza. Sempre que eu a ia visitar, não tinha a certeza do que dizer e tinha cuidado para não fazer algo que a pudesse perturbar. Mas ela era gentil, atenciosa, consciente das nossas necessidades. Em algum momento durante o dia ela nos ofereceu um lanche. O engraçado é que foi o momento culminante da nossa relação distante.

     Acontece que foi esse momento para todos os nossos netos. Um pedaço de pão francês com pasta de goiaba ou manteiga misturada com açúcar. Delicioso em qualquer medida padrão de como os lanches vão e muito apreciados. Eu ainda me lembro de seus modos, seus modos aparentemente indiferentes, mas eu respeitava isso e nunca tentei pressionar meus sentimentos nela. Não havia necessidade de fazer tais coisas porque o amor não se restringe a um conjunto específico de emoções, gestos e palavras. O amor vem de muitas maneiras para todos nós e nós aceitamos ou aceitamos. Aceitei o amor dela à sua maneira, e aquela sanduíche disse-me que ela gostava de mim. 
     O meu vovó Guiomar era um mistério para mim, mas tudo de uma forma muito boa. Muitas pessoas disseram que eu sou parecida com ela e quando eu envelhecer percebo que há uma grande semelhança. Por isso, estou a partilhar consigo para o dia da mãe um pequeno vislumbre de uma senhora muito especial, uma bela senhora. Mesmo que a minha relação com vovó Guiomar fosse muito diferente da minha outra avó, eu amava-a pela pessoa que ela era. 
     Então amanhã faz o dia da mãe especial ao deixar os que ao seu redor sabem através de pequenos gestos que são importantes. 
    Quem sabe se um pedaço de pão com pasta de goiaba ou manteiga misturada com açúcar pode ser o presente certo? Feliz dia da mãe, feliz sábado, Shabat Shalom.

Nota: texto copiado do facebook com o conhecimento da autora que permitiu a postagem no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...