Pular para o conteúdo principal

Vou Procurar Outra Padaria, Regina Porto

   
      Daqui  da varanda não estou avistando Lanusa.

    Hoje vim para cá decidida a encontra-la para perguntar ...  
      Bem, deixa contar a história do começo.  

     Foi assim: ano passado marquei de vir fazer uns trabalhos com minha filha. Viria de manhã e, para não dar trabalho, combinei de almoçar aqui perto numa padaria que oferece almoço em self-service.  Demorei demais no trajeto e, do ônibus, pedi que me encontrasse na padaria. 
    Eu iria direto para lá, reservaria uma mesa e já começaria a fazer nossos pratos. A padaria não faz reposição.

     Desci na parada e,como combinado, segui para a padaria e... Quem vejo, assim que abro a porta e olho na direção das mesas?  Lanusa!

     Ela estava numa mesa perto das janelas e com uma jovem pra mim desconhecida. Nos olhamos e sorrimos simultaneamente.

     -Oi! Tudo bem?
     -Tudo bem.  Você mora por aqui?
     - Não. Marquei com minha filha que mora aqui perto.
     - Eu moro nesse prédio verde, perto da esquina.
     - Minha filha mora no amarelo. O da esquina.
     Coloquei a bolsa na mesa ao lado e fui fazer meu prato. Lanusa terminou e  estava na fila do caixa, quando notei  um pacote na mesa de onde ela saiu. Supondo ser dela, fui lá entregar. Era de outra pessoa e ela entregou o pacote. Voltei pra fazer meu prato e esperar minha filha que chegou segundos depois que Lanusa deixou a padaria.
      - Já fez seu prato foi, mãe?
     - Não. Botei algumas coisas pra você, antes que acabe tudo. Conversei rapidamente com uma prima...
     -Foi? Eu conheço? Cadê ela?
     - Foi. Não conhece. Ela já saiu.  Tem um problema, Suzi! Ela já morreu
     Voltei a essa padaria mais algumas vezes. Nunca reencontrei Lanusa.
    Este ano, mês passado, voltamos lá. Queria levar minha bolsa, mas por praticidade minha filha sugeriu deixa-la em casa.  Saímos apenas com o cartão e chaves da casa, colocados no bolso da jeans de minha filha. 
    Quem eu encontro, de costas, perto das janelas e na mesa que eu ocupei no ano passado? Isso mesmo: Lanusa!  Conversava com outra pessoa. Não me viu nem mesmo quando fui preparar nossos pratos. Ficamos distantes e minha filha, desta vez, conheceu minha prima.   A amiga saiu primeiro e falou animadamente com um mulher que estava na nossa mesa. Lanusa saiu depois, me reconheceu e nos falamos quando ela passou por mim em direção ao caixa.
     Fiquei com cara de divertimento e espanto por vários dias.   
     Vou procurar outra padaria.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.