sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Desafio do Facebook 2


Meu segundo desafio do Facebook veio de Antônio Neto,um colega de leituras. Ele me mostrou suas escolhas e pediu as minhas:

1- Nunca li
Antônio: nunca li nada de Agatha Christie
Eu:   Também não lí

2 - Não sinto vontade de ler

Antônio:Sidney Sheldon
Eu: Proust e Gilberto Freire. Casa Grande & Senzala nunca me atraiu e o que comprei:Modos de Homem e Modas de Mulher, continua na minha estante. Gilberto Freire, me desculpe.


3 - Ninguém que eu conheça lê, mas eu gosto:
Antônio:"Pés como os da corça nos lugares altos", de Hannah Hurnard
Eu: aqui não lembrei nenhum livro nessas condições.

4 - Último que li

Antônio:Tempo de Chuva - de Carlos Almeida

Eu:Meu último livro foi: Quarenta Dias, Maria Valéria Rezende. 

 Narrativa do mergulho de 40 dias de Alice perdida numa periferia empobrecida que ela não conhece, à procura de um rapaz que ela não sabe ao certo se existe. Alice é uma professora aposentada, que mantinha uma vida pacata em João Pessoa até ser obrigada pela filha a deixar tudo para trás e se mudar para Porto Alegre.





5 - Leria tudo de novo
Antônio:Cem anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez. O Senhor das Moscas, de William Golding. Luanda Beira Bahia, de Adonias Filho.
Eu: leria novamente: A Festa do Bode e A Guerra do Fim do Mundo, ambos de Mário Vargas Llosa.

Lembrei de outro livro de que gostei muito e que é de uma autora premiada com o Pulitzer: Pavilhão de Mulheres de Pearl S. Buck

 Preciso ler outro livro dela.






6 - Um autor que tocou meu coração
Antônio:Ferenc Molnàr, com o livro Os Meninos da Rua Paulo. Não posso deixar de citar José Mauro de Vasconcelos, com " O meu pé de laranja lima".

Eu:O autor que me tocou o coração foi: Gavino Ledda  com o livro Pai Patrão, lançado em 1972 e transformado em filme pelos irmãos Taviani em 1975. Ambos, livro e filme, fizeram muito sucesso à época.







7 - "Todo mundo" leu e gostou menos eu
Antônio:Paulo Coelho (não consigo começar a ler...)


Eu:Comigo a decepção foi: A Louca da Casa, de Rosa Montero. 
No meu antigo grupo de leitura alguém falou nesse livro e nós gastamos muito tempo procurando por ele. Depois de ler achei que não valeu a pena ter comprado o exemplar.







8 - Uma indicação: 
Antônio:Olhos de Cobra, de Andreia Fernandes

Obs: Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, é uma experiência única, recomendo!
Convido para este desafio  Regina Porto 

Eu: Americanah, Chimamanda Ngozi Adichie. Esse livro me encantou pela realidade que narra e pelo estilo da autora. Chimamanda mostra a realidade social e política da Nigéria, narrada por uma mulher negra de classe média. Da mesma autora, recomendo Hibisco Roxo.


E você? Que autor(a) nunca leu?  Quem você não pretende ler? Que livro você gosta mas nenhum amigo conhece? qual último livro você leu?  O que você indica?  Conte pra nós..