quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Minhas Últimas Leituras e Compras


Acabei de ler meu terceiro Federico Andahazi, um escritor que eu gostaria de conhecer.Dos autores latinos, no momento, é que acho mais interessante. Os outros livros dele que li anteriormente foram: A Cidade dos Hereges e  O Anatomista. Recomendo os três. São livro fortes, prendem o leitor logo nas primeiras páginas.

O Livro dos Prazeres Proibidos é um romance intenso ambientado na era medieval e tem como protagonista, Gutenberg. Sim, o inventor da imprensa que aprendemos nas aulas de história. É um excelente retrato da sociedade e cidades europeias daquela época.  Sexo, religião, morte, roubo... brilhantemente colocados num romance imperdível. 




Comprei num sebo - adoro sebos - 4 livros fininhos porque há tempos não lia nada com menos de 200 páginas.  As Avós, foi indicação de Ladyce do blog Peregrina Cultural. Vargas Llosa eu escolhi porque fazia tempo não lia nada dele.  Braz Bexiga e Barra funda, eu comprei pra conhecer o livro mais falado de Alcântara Machado.  Sabia que se tratava de crônicas de uma época e lugar específicos. Detestei, nem cheguei à metade. 





                                 Meu primeiro Doris Lessin foi esse aí: As Avós.  Estou quase no fim. Na verdade, termino daqui há pouco. É a história de duas avós que não estão tricotando, ajudando a trocar fraldas... nada disso.  São vovós que estão vivendo seus amores pouco convencionais. Uma história narrada de forma simples e instigante.  Recomendo.


                      O Gato E O Escuro é um livro infantil de Mia Couto.
Só conhecia o autor em literatura para adultos e comprei esse livro pra Theo, meu netinho fofo. 
Com belas ilustrações o livro fala, poeticamente, como é da verve de Mia, sobre o medo do escuro.  Recomendo para adultos e crianças a partir de 5 anos.