Pular para o conteúdo principal

Bienal do Livro de Pernambuco (3º dia ) Domingo

 
 
No Espaço Paulo Freire 
16h às 17h:

Maciel Salú e Isaar França Reincorporam Ascenso

Intervenção musical e poética em homenagem a Ascenso Ferreira.
17h às 18h:

Sentidos da Literatura

A homenageada da Bienal do Livro, Luzilá Gonçalves Ferreira, conversa com o crítico literário Alexandre Furtado sobre sua obra e a criação em sua vida.
18h às 19h

Brasil. É possível uma pátria educadora?

No debate, a Deputada Estadual de Pernambuco - Teresa Leitão - fala sobre os desafios que envolvem a criação de um país comprometido com a causa da educação e os reflexos dos avanços e desafios políticos dessa pauta de interesse público.




No Ascenso  Café

10h às 11h
Lançamento livro | Estudante da Rede Estadual | Camaragibe Autor do Poema “As magias do meu barreiro” - Gustavo Messias de Amorim Barbosa – Prêmio 4a. Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” - Categoria Poema.
11h às 12h
Lançamento Livro | Professor da Rede Estadual | Casa Amarela | Recife Zanoni Carvalho da Silva – Professor de Matemática – Escola Caio Pereira, autor dos livros:
“Histórias, confissões e ficções do Caio”- 2003
“Métodos Numéricos” - 2010
Participa da Coletânea “Memórias de Água Fria” - 2011
“Raízes” - 2013
“Rabiscos e Literatices” - 2014
14h às 15h

Interpoética Convida
Dê enter e me conte uma história

Uma conversa sobre o panorama literário infanto-juvenil em Pernambuco, com Gerusa Leal, Iracema Rodrigues e Izabela Domingues.
15h às 16h

Mercado Editorial: crises, impasses e futuro

O editor João Scortecci fala do cenário do mercado editorial nos últimos 15 anos.
16h às 17h

Cultura e Negócios – como sua rede social pode desafiar a crise

Na conversa com a produtora cultural Dulce Reis e Márcia Lira, escritora e responsável pelo projeto Menos 1 na Estante, o público poderá conhecer estratégias de como tornar o seu serviço um case de sucesso, com ideias para o mercado criativo tendo como eixo a cultura e a gestão de projetos inovadores. Mediação do produtor cultural Danilo Carias.
17h às 19h

Eu tenho um blog, e você? - II Encontro de blogueiros literários de Pernambuco

A conversa é uma oportunidade para que o público blogger se encontre para tirar dúvidas, discutir sobre a cena literária na web e a cyber-militância nas redes sociais digitais. A ideia é fortalecer a cadeia do livro leitura e literatura com interface entre Economia Criativa e Redes de Cooperação entre jovens e produtores de conteúdo. Debatedores: Marcos Tavares (www.capaetitulo.com.br ) e Danni Barbosa (www.garotaselivros.com ).
19h às 20h

Moisés Neto

Fala sobre Abismos da Poeticidade em Jomar Muniz de Brito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.