sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Pé de Livros. O que é ?

Recentemente o projeto Pé de Livros, constou  na publicação Alianza Internacional de Editores Independientes, como um dos melhores projetos de leitura do mundo.  Vejam aqui a publicação:

http://eldiab.org/biblioproyectos-mundiales/Biblioproyectos Mundiales
 
 
                                           Há algum tempo entrevistei a amiga guerreira Janete Barros, criadora e única funcionária desse trabalho maravilhoso:
 
Blog: Como você faz o Pé de Livro? busca uma escola, uma praça?
Janete Barros : Já fiz vários assim...Mas aceito convites também. Sou procurada...
Blog: O que o espaço precisa ter pra receber um Pé de Livros?
Janete Barros: Preciso de árvore, mas também uso varais. Tenho mantas, colchonetes, tenho malas personalizadas, placa, caixas para as trocas de livros, cestas, etc...
Blog: Você mostra sua proposta e a instituição lhe paga pra levar o evento completo?
Janete Barros: Nenhuma ainda me pagou...Mas fiz de graça... aliás a maioria que fiz foi de graça
Blog: E esse último, do aniversário de Fortaleza? ( 13 de abril de 2014)
Janete Barros: Foi ótimo! Muito bacana mesmo...Fiz poucas flagrantes com as fotos porque não posso ficar com as leituras e fotografando...Fiz um bolo fake para cantar o parabéns e lançamos a bombinha de confetes. Eu mesma fiz o bolo que era de mentirinha... Mas todo mundo gostou. Fiz a plaquinha também..Gastei quase o cachê todo que recebi do contrato com a Secultfor que só vou receber em até 6 meses.  Gasto com as placas, dentre outras coisas, pois todo Pé tem uma placa exclusiva.
Blog: Imagino que algumas crianças  gostem muito do que leram no Pé de Livros  e queiram pra si o exemplar.  As crianças podem levar os livros? 

Janete Barros: Muitas vezes levam para fazer trocas entre elas. E para isso uso as caixas de troca:numa caixa coloca o livro e na outra escolhe o livro para levar.
Blog: Alguém lhe ajuda durante  evento?
 
 
Janete Barros: Dessa vez uma amiga foi comigo. Mas ninguém me ajuda... passo umas 2 horas para arrumar tudo e o mesmo tempo para retirar tudo e colocar no devido lugar.
Blog :Levar tantos livros e demais objetos necessários, seria melhor ter um carro, facilitaria o transporte. Vi, na fanpage, que você pretende comprar um fusca e adesivá-lo. Por que um fusca?
Janete Barros: Porque o fusca é o mais barato...Poderia ser outro, mas acontece que qualquer outro carro, sendo velho é ainda pior que um fusca. E é muita coisa pra levar... É muita coisa... um cabide para os colchonetes, uma placa de trocas para livros, uma placa grande com o adesivo do Pé de Livros, uma mala, um sacolão, uma maleta, dois bancos para as caixas de troca, 1 escada de alumínio, etc... até o motorista do táxi fica de cara feia
 
 
 Pé de Livro também tem uma editora cartoneira que foi inaugurada com o lançamento do livro O Abacateiro.

 
 
E eu ganhei um exemplar, morram de inveja.
·