sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Revendo 2014 (3) O Que Eu Lí Até Agora?



 Contos de Eva Luna 
Isabel Alende
A autora tem uma capacidade inventiva de impressionar. Todos os contos trazem maior ou menor grau de romatismo. Recomendo a leitura






 A Menina Que Roubava Livros
Markuz Zusak

Meu segundo livro de Markus Zusak me agradou bastante  e o filme lançado em 2013 também é muito bom. recomendo filme e livro
 A Fábrica de Papel 
Marie Arana

Com esse livro conheci a autora peruana. Foi Marilda, do grupo LivroErrante, quem me deu dizendo que tinha gostado muito. Marilda tem razão: Marie Arana criou uma história cheia de lendas e costumes da amazônia peruana, acrescentou umas mentiras e fez um romance no estilo (ou gênero?) realismo fantástico. Recomendo.
 Avó Dezanove e o Segredo do Soviético
Ondjaki

Livro juvenil que agrada a adulto. Novamente Ondjaki situa a narrativa no período que em Angola estavam militares soviéticos. Lírico e bem humorado ao mesmo tempo é de leitura muito agradável, Recomento 
 A Vida Secreta das Abelhas
Sue Monk Kidd


Outra autora que conheci através do grupo de leitura LivroErrante.  É um romance cujo fio condutor é a solidariedade.  A vida da  menina Lily é contada fazendo paralelo com a vida das abelhas.  Abandono, amizade, solidariedade, racismo,  tudo junto num livro imperdível. Recomendo  o filme também.
A Cidade dos Hereges
Federico Andahazi


Imperdível!  A personagem principal em cartas enviadas  a seu ex namorado  expõe dúvidas filosófico-religiosas extremamente pertinentes.  Sem monotonia alguma o livro é, também, didático.  Expõe a hipocrisia dos conventos e a pouca ética da estrutura política que, infelizmente, muito assemelha-se com nossa atualidade.  Não conhecia o autor e fui apresentada ao livro por Malu do Rio do Janeiro.  
Pepetela

De forma irônica e franca Pepetela usa Caposso pra mostrar a escenção de uma pessoa que tornou-se empresário rico valendo-se da estrutura de seu partido em Angola. Pepetela mais uma vez fala da realidade de seu próprio país. É um romance bem estruturado e que prende o leitor com poucas páginas de leitura. O quadro mostrado em Predadores também pode ser encontrado emalguns países da América Latina. Brasil incluido. 
Recomendo a leitura.

 Cidades de Papel
John Green

Único livro que li desse campeão de venda.
É um pouco enfadonho pra quem não está  na adolescência e juventude, mas vale a leitura.  Dei maior atenção ao fato de que mãe e filha querem a mesma coisa: que a outra se enquadre e seja como ela própria acha que é certo. Pessoas mais jovens veem por outra perpectiva.  Dei o exemplar a uma jovem que conheci na fila da bilheteria do cinema. Ia (como a fila inteira) ver A Culpa É Das Estrelas, do mesmo autor.  Cidades de Papel, deve chegar às telas em 2015.

Pedro Bandeira
Fui ver o lançamento desse livro e encontrei um montão de adolescentes entusiasmados com o livro e o autor exatamente como minha filha  vários anos atrás. Conheci, inclusive, uma mãe que tinha lido A Droga da Obediencia em sua juventude e tinha levado a filha pra conhecer o autor. Esse livro fala como estão Os Karas 30 anos depois. 
Recomendo para adolescentes.

 O Nosso Reino
Valter Hugo Mãe
História do menino Benjamim de oito anos e sua vida em uma pequena aldeia portuguesa à época  do regime salazarista. O garoto reprimido pela tradição eligiosa da época e lugar e pelas tragédias ao seu redor busca com dificuldade entender a diferença entre o bem e o mal. Sua infância é incomum também, ou principalmente, porque às vezes é considerado ( e explorado) santo outras vezes é um demônio. Recomendo a leitura.


Zelota, A Vida e a Época de Jesus de Nazaré
Reza Aslan
O escritor e especialista em religião Reza Aslan mergulha na turbulenta época em que Jesus viveu, reconstruindo com maestria a Palestina do século I em busca do Jesus histórico. Ao fazê-lo, encontra um rebelde carismático que desafiava as autoridades de Roma e a alta hierarquia religiosa judaica - um dos chamados zelotas, nacionalistas radicais que consideravam dever de todo judeu combater a ocupação romana. Aslan descreve um homem cheio de convicção, paixão e contradições; e aborda as razões por que a Igreja cristã preferiu promover a imagem de Jesus como um mestre espiritual pacífico em vez do revolucionário politicamente conscientizado que ele foi. 'Zelota' oferece uma nova perspectiva sobre aquela que talvez seja a história mais extraordinária da humanidade. Recomendo, é imperdível.

Adriana Falcão

Usando as cartas e bilhetes que seus pais trocaram durante toda a vida, Adriana conta a história desse casal que viveu uma relação intensa.  A autora  conta os fatos como eles aconteceram e por eles serem por vezes inusitados ou absurdos, dá pra ver pitada de humor.




O Segredo do Meu Marido
Liane Moriarty
Cecília  lê uma carta que seu marido escreveu pra ser lida depois de sua morte... Essa carta muda tudo na vida da família bem estruturada que ela tinha. O segredo é revelado antes da metade do livro e mesmo assim a autora segura o leitor. É que o romance traz 4 famílias que se cruzam numa história absolutamente plausível e agradável. O final surpreende. Não conhecia a autora. Recomendo a leitura.