segunda-feira, 1 de abril de 2013

E por falar em mentira....

    
Quando ainda não havia Facebook,  todas as comunicações eram feitas por email e eu, como muita gente,  via a internet como uma fonte de informações confiáveis. Minha caixa de mensagens era lotada de emails enviados por amigos reais e parentes com toda sorte de sabedorias e alertas. O Olimpo, perdia feio para a internet.
      Um dia, depois de receber pela milésima vez uma série de lugares e informações que facilitariam minha vida, reparei  que o item 7  trazia um número de telefone que seria gratuito e substituiria o velho (hoje nem se usa mais) 102 de informações.  O citado email  fanalizava com "ISSO ELES NÃO DIVULGAM".  Ah, pedia para repassar ao amigos. 
     Num rasgo de lucidez, decidi verificar item por item, os que eram possíveis: 12, se não me engano. Pois bem, todos os verificados eram mentira.  Um deles,  me surpreendi,  circulou no Facebook, ano passado:

Senha de Banco.
Em caso de sequestro relâmpago, quando for pedido que faça saque em caixa eletrônico, se eu digitar a senha ao contrário, a agência ou local onde eu estiver fazendo essa operação se comunicará com a polícia etc etc...   Mentira.  Se eu digitar ao contrário a única coisa que irá acontecer é ler na tela: Senha incorreta e na terceira tentativa bloqueio. Ou seja, o sequestrador me mata! Veja nota da Febraban





Nós precisamos aprender a pensar, duvidar, ouvir....   Este blog, aproveita o dia 1º de abril, para falar com seriedade a respeito de mentira e de pensar....  

Participe!    

Próxima postagem:  O que é HOAX.