domingo, 16 de dezembro de 2012

Antes que o mundo acabe

              Estamos terminando mais um ano e essa é uma época em que os acessos aos blogs cai um bocado. Leitores e blogueiros enchem-se  de afazeres e o tempo fica curto para postar e acessar.
Como estamos às portas do fim do mundo, o terceiro, se não me engano, achei por bem fazer uma retrospectiva de 2012. Vai de hoje à noite até o dia 21 de manhã.  Uma postagem por dia apenas. Caso eu sobreviva e não esteja sozinha no mundo junto com as baratas (lembram que elas resistem até a uma bomba atômica?),  volto ao blog normalmente. 

           Inicio colocando aqui os 5 posts mais acessadas do ano de 2012.

          O campeão, foi o poeta gaucho Marío Quintana, mas não com um poema. Como ele é muito mais conhecido pelas poesias, maravilhos,diga-se de passagem, procurei  trazer algo menos comum e encontrei a contribuição dele num livro infantil. Velha história, foi uma postagem do começo do ano que agradou em cheio.
          A história bonita, de Camila foi postada porque refere-se à redação que ela fez para o ENEM, do meio do ano,considarada a melhor daquela data. Fiz questão de trazer a notícia para que eu mesma de tanto ver universitários castigando a língua portuguesa, não perca as esperanças.  Em março deste ano, por ocasião do lançamento do filme, Heleno, protagnizado por Rodrigo Santoro, reproduzi uma crônica veiculada no JC e num site francês (li em português, claro) escrita por um autor do Recife no livro Um sonho em Carne e Osso sobre os melhores jogadores de futebol do Brasil. A postagem Heleno de Freitas, foi reproduzida em outros blogs e me surpreendeu.
         Carlos Drummond de Andrade, também foi dos mais acessados com sua crônica Olhos de Preá, postada em junho também com a intenção de trazer o lado menos conhecido do grande poeta. Por fim, a quinta postagem mais acessada foi de março e é novamente uma história bonita. A de Júlia, que foi aprovada em 12 vestibulares.


Volto amanhã,
Regina