sábado, 1 de setembro de 2012

Seleção infantil na Bienal de São Paulo

Na Bienal do Livro de SP, as crianças  escolhem, leem e fazem seus comentários

"Viveiro de Pássaros" (ed. Rocco)
O livro "Viveiro de Pássaros", de Braguinha, fala de muitos pássaros que são presos por um homem chamado Manduca e seu filho Pinduca. Eles viviam tristes num grande viveiro e quando chegou um pica-pau-de-penacho, os bichos ficaram alvoroçados. O pica-pau queria ajudar os passarinhos e bolou muitas ideias como: eles pararam de cantar, pararam de comer. Tentaram de tudo, até que fizeram um acordo com um gato que os ajudou a conquistar a tão esperada liberdade. Acho que todos têm direito de viver livres.

Leo Rybka (9 anos) comenta:

Gostei deste livro porque me lembrou um versinho que meu avô Petro fez quando meu pai era pequeno e ele sempre cantarolava para mim:
Passarinho Canarinho
seu bonito canto,
come e bebe pequenino
e não chora tanto.

Como beber, como comer,
tenho saudade do mato.
Vivo preso na gaiola,
tenho medo do gato.
*

Tatiana Belink
"O Espelho" (ed. Caramelo)
Olívia Lima Weiss,( 9 anos) comenta:
O livro é divertido e fala de coisas importantes que eu não sabia sobre o espelho, por isso eu gostei. Para ler a história do lado direito, a gente tem que usar o espelho que vem no livro.

*





"Papai Urso" (ed. SM)
Esse livro traz a história de uma menina que ficou preocupada, pois seu pai foi aos poucos se transformando em um urso...Será que ele voltará ao normal? É uma história cheia de emoção, mistério e é um livro criativo que deixa o leitor curioso para descobrir por que o pai se transformou em urso.
Alunos do 4º D do Colégio Guilherme Dumont Villares

*

"Fábulas" (da coleção "Monteiro Lobato em quadrinhos", ed. Globinho)
Este livro nos ensina bastante coisa por meio das fábulas e pode encantar qualquer leitor. As fábulas são um prato cheio para pensar sobre nossos comportamentos, porque elas têm moral.
Ana Luiza Homen Co, (10 anos) comenta:
Dona Benta resolve a briga da Emília e da Narizinho contando fábulas. Eu adorei esse livro, tenho certeza que você também adorará.

*

Gabrielle de Souza Silva, (11 anos) comenta
O livro mostra a curiosidade dos bichos com o pé do menino Juninho, que descobre também como cada animal tem pés diferentes.
"Os Meninos de Marte" (ed. Melhoramentos)
Os meninos de Marte, são criaturas adoráveis. Eles se divertem em discos voadores e possuem um coração maravilhoso. São tão especiais que aprenderam ouvir as estrelas e recebem tanta luz que são iluminados por dentro e tem sua alma aberta para o entendimento das coisas e o sentimento do mundo.


Quem comanda estes meninos é Martim, que trouxe seus amigos para o Planeta Terra. Gostaram tanto que não foram mais embora.

As surpresas começam neste momento e para conhecerem o grande segredo, vocês precisam ler o livro. Ziraldo brinca muito com a nossa imaginação. Será que você não tem algum amigo marciano? Ou será que você não é um deles? Para descobrir, você precisa ler e vai adorar.
Alunos do 3º ano D do Colégio Guilherme Dumont Villares

*

"O Minotauro" (da coleção "Monteiro Lobato em quadrinhos", ed. Globinho)
A turma do sítio vai até a Grécia Antiga para salvar Tia Nastácia de monstros perigosos. Encontram desafios, perigos, guerras e muita aventura.

Para quem gosta de aventura, este livro é pura emoção.
Por Raquel de Oliveira, 10

*

"As Aventuras de Hans Staden" (da coleção "Monteiro Lobato em quadrinhos", ed. Globinho)
Eu adorei esta história em quadrinhos!
Se você gosta de aventura, este livro não poderá faltar na sua lista de leitura. Ele conta a história de Hans Staden e, ainda, você saberá mais sobre o descobrimento do Brasil.
Por Lavínia Moura, 10




"O que Maravilhou o Sr. Darwin" (ed. Biruta)
O livro conta a história real de Darwin, que queria ser médico e acabou sendo um cientista famoso que publicou um livro sobre a teoria da origem da espécie.

Quem gosta de ciência natural e animal ficará encantado com essa história verdadeira e cheia de ação!
Por Hugo Louis Vermunt, 9

*

"Nina e Rosário" (ed. SM)
Rosário é uma galinha velha que já não é mais escolhida pelo galo. Um dia, ela resolver querer filhotes. Ela bota 12 ovos. O galinheiro se espanta ao saber que os ovos são de Rosário. De um dos ovos, nasce uma galinha diferente de Rosário, mas o amor entre elas crescia cada dia mais. As diferenças foram aumentando, e o amor também. Um dia, Nina, filha de Rosário, resolve se aventurar e acontece uma surpresa.


É uma história emocionante que nos faz perceber que as diferenças não importam, e sim, o amor que sentimos pelo outro. Eu gostei muito.
Por André Spina de Souza, 8 e Guilherme Serroni Valério, 8

*

"O Passeio dos Brinquedos" (ed. Gaivota)
O livro conta a história de um trenzinho que passeia por muitos espaços de um jardim. Durante o passeio, sobem e descem vários brinquedos e todos se divertem..., é uma gostosa brincadeira dos brinquedos.

Eu li e amei o livro. Se você gosta de aventuras encantadas, também vai gostar muito.
Por Luiza Costa, 7

*
A Coisa Perdida (ed. Gaivota)
Esse livro ajuda a pensar sobre o abandono, a solidão e a solidariedade. Um garoto solitário encontra uma "coisa perdida" abandonada, que ninguém parecia nem perceber que existia. Ele procura alguém para ajudá-lo a encontrar um lugar para a "coisa perdida", e mesmo com a indiferença das pessoas, o menino não desiste de sua busca.


Graças a sua persistência, ele descobre o lugar ideal para guardar a "coisa perdida" e volta a colecionar suas tampinhas.
Por Olivia Sari Picciuto, 7 e Arthur Aun Capucho, 8
"Sonho de Carnaval", (ed. Moderna)
O livro conta a história de Mariinha, filha de Dona Raimunda, a chefe das costureiras de uma escola de samba.
A menina sonhava em, um dia ser porta-bandeira e junto com seu amigo Neco, ensaiavam os passos e levavam jeito para isso. Um dia, algo inesperado aconteceu e Mariinha e Neco puderam finalmente, realizar o seu sonho. Você vai se emocionar com a perseverança dos personagens em busca de seus sonhos.
Por Ana Carolina Paes Fogaça, 8 anos