sábado, 31 de março de 2012

Brasileiro lê, em média, quatro livros por ano


O brasileiro lê em média quatro livros por ano e apenas metade da população pode ser considerada leitora. É o que aponta a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada hoje (28) pelo Instituto Pró-Livro. O estudo realizado entre junho e julho de 2011 entrevistou mais de 5 mil pessoas em 315 municípios.
Em 2008, o instituto divulgou pesquisa semelhante que apontava a leitura média de 4,7 livros por ano. Entretanto, a entidade não considera que houve uma queda no índice de leitura dos brasileiros, já que a metodologia da pesquisa sofreu pequenas alterações para torná-la mais precisa.
De acordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 50% de leitores ou 88,2 milhões de pessoas. Se encaixam nessa categoria aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes. Entre as mulheres, 53% são leitoras, índice maior do que o verificado entre os entrevistados do sexo masculino (43%).
Ao perguntar para os entrevistados quantos livros foram lidos nos últimos três meses, período considerado pelo estudo como de mais fácil para lembrança, a média de exemplares foi 1,85. Desse total, 1,05 exemplar foi escolhido por iniciativa própria e 0,81 indicados pela escola.
Entre os estudantes, a média de livros lidos passa para 3,41 exemplares nos últimos três meses. Os alunos leem 1,2 livro por iniciativa própria, divididos entre literatura (0,47), Bíblia (0,15), livros religiosos (0,11) e outros gêneros (0,47).
De acordo com o estudo, a Bíblia aparece em primeiro lugar entre os gêneros preferidos, seguido de livros didáticos, romances, livros religiosos, contos, literatura infantil, entre outros.
(Agência BRASIL  - 28.03.12)

Sabendo de notícia como esta, é alentador fazer parte de grupo de leitura; refiro-me ao grupo formado em 2007 no Orkut e que tem por finalidade única a leitura.  Lá, 21 pessoas de cidades diferentes e que  na maioria não se conhece fora da internet, troca livro de deversos gêneros, estilos e autores. As ofertas e procuras são feitas dentro dos tópicos e os envios ficam por conta dos correios.  A média de leitura é bastante alta e o sistema permite baratear a diversão posto que cada leitor só vai dispender  o valor gasto com o envio do livro.  Na prática, resulta que um bom leitor  gaste aproximadamente R$25,00  para ler 4 livros por mês.  Um livro emprestado pode passar 30 dias ou um ano para voltar ao dono, mas sempre volta e em geral carregado de bilhetinhos com comentários e beijos de agradecimento. 

Regina.