sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Física quântica....Vai ver nem é tão difícil!


 Sònia Fernández-Vidal, tem apenas 34 anos e um invejável currículo acadêmico em Física. A jovem doutora está fazendo sucesso também na área editorial. Nada de mais, claro. Seu livro de grande sucesso  La puerta dels tres panys, já foi traduzido para grego, italiano,alemão e mais recentemente teve direitos vendidos  para China, Coréia e Polônia;  Novamente, nada de mais... 
Acontece que seu livro La Puerta Dels Tres Panys,   muito bem vendido na Espanha, é sobre física quântica!!

Em forma de novela, a autora, explicou de forma simplíssima um assunto que assusta apenas se mencionado.  Um adolescente de 14 anos,Niko, sem razão especial muda a rota que faz diariamente para ir ao colégio e fica atraído por uma casa abandonada que ele nunca havia visto. Entra, e a partir de objetos cotidianos depara-se com matéria e anti matéria, relatividade do tempo,etc etc.

Aparentemente um livro juvenil que atrai várias idades porque, desmistifica a física quântica mostrando a ciência no nosso dia a dia. E nas coisas mais banais. Talvez possa dizer ensina física como qualquer um de nós gostaria de ter estudado.

¿Sabia que cada vez que você atravessa uma porta automática que se abre quando você se aproxima, está experimentando a física quántica? Pois sím, porque esta porta funciona por um efeito fotoelétrico que é o motivo por que Einstein ganhou o premio Nobel e não pela teoría da relatividade, com crê muita gente".  Ela ainda diz que "o físico quantico é mais um hippie feliz que um cientista maluco"

 (Fonte: jornal La Vanguardia - ES)