domingo, 11 de setembro de 2011

Falta biblioteca no Recife

Acreditem, a capital de Pernambuco tem apenas 3 bibliotecas públicas.  Uma delas, a maior e mais antiga, fica no Parque Treze de Maio: Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco . As outras duas estão nos bairros de Afogados e Casa Amarela, zonas oeste e norte da cidade, respectivamente.  Estas duas últimas existem desde os anos 50 e são da Prefeitura da Cidade do Recife.  As duas bibliotecas municipais são pequenas e simples mas muito organizadas e ativas. A Biblioteca Popular de Afogados recentemente criou o Pegue&Leve. Como forma de incentivar a leitura, mensalmente, expõe os livros que tem duplicatas no acervo e quem quiser pode levá-lo para casa.  A iniciativa, por bem sucedida, foi copiada pela Biblioteca Popular de Casa Amarela.  As duas bibliotecas vão além do simples emprestar e receber de volta exemplares de livros. Afogados tem concursos de poesia e contos, espaço infantil, contação de estórias, colônia de férias e aulas de reforço escolar.  Casa Amarela também tem espaço infantil e contação de estórias.
Vamos ver  sob a ótica quantitativa: a cidade do Recife, tem pouco mais de 1 milhão e meio de habitantes, separados em 94 bairros.   São, portanto, 31.914 habitantes  ou 31 bairros por biblioteca em números arredondados.
Recife, é, pois carente de bibiliotecas públicas.  O  professor  Lourival Pereira (CIn-UFPE) chama a atenção para o fato de que as duas bibliotecas demandam juntas e anualmente ao município R$40.000,00. Valor 6 vezes menor que o gasto pela prefeitura do Recife com a decoração da cidade para o último carnaval.

(Dados tirados do Jornal do Commercio de 11.09.11-Nathalia Pereiranpereira@jc.com.br)

 Biblioteca Popular de Casa Amarela
Rua Major Afonso Leal s/n
Casa Amarela
Fone: 81 3355 3130 
(Imagem:site da Prefeitura do Recife)








Biblioteca Popular de Afogados
Rua Jacira s/n - Afogados
Fones: 81 3355 3122 e 3355 3123

(Imagem: site da Prefeitura do Recife)