quinta-feira, 28 de julho de 2011

História bonita: Bicicloteca

Imagem: Alessandro Shinoda/FSP
 O sr.Robson Mendonça é de Alegrete -RS, tem 60 anos e mora em São Paulo. Contou à Folha de São Paulo que gosta de ler mas sem ter endereço não pode pegar livro em biblioteca.
Sonhos nascem de e apesar de adversidades. Com esse gaucho que se impressinou com A Revolução dos Bichos de George Orwell as adversidades levaram ao sonho de ter uma biblioteca para pessoas da rua como ele.
Criou a Bicicloteca. Leva no bau da bicicleta livros que consegue por doações privadas e que ele empresta para quem quer e deixa o nome num caderno.  Quem pega emprestado devolve ou passa adiante para outro leitor, conforme explicou Sr. Robson, na Praça da Sé ao jornal Folha de São Paulo.
Depois de ter perdido a mulher e a filha em um acidente, morou na rua por vários anos. Além disso foi ludibriado e perdeu direitos trabalhistas.
Atualmente dirige uma ONG que atende pessoas da rua. Na Bicicloteca, vão Graciliano Ramos,Truman Capote e Lima Barreto e, mais que tudo, a disponibilidade e generosidade do Sr. Robson Mendonça.


 (Folha de São Paulo 27.07.2011)