segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ainda o Prêmio Jabuti 2010

Somos o elo mais fraco neste mercado hostil .

Ainda a respeito da controvertida premiação de Chico Buarque o jornalista e escritor Edney Silvestre, autor de Se Eu Fechar os Olhos Agora,  primeiro colocado categoria romance do Prêmio Jabuti 2010, faz a seguinte declaração ao  caderno Ilustríssima do Jornal Folha de São Paulo

"Sou essencialmente um jornalista enveredando pelos caminhos da literatura.
Escrevo porque gosto de contar histórias que, imagino, interessem às outras pessoas. A aceitação que busco, mesmo, é a dos leitores.
Não fiz --nem me caberia-- nenhum comentário público sobre a polêmica do Jabuti --que, registremos, deu a meu romance de estreia o primeiro lugar na categoria, para minha alegria.
Por isso mesmo, só posso lamentar que, numa discussão em nome de ética, respeito, delicadeza e cultura, seja gratuitamente atacado por um dono de uma poderosa editora "concorrente", que bem sabe que nós autores --ainda mais iniciantes-- somos o elo mais fraco neste mercado surpreendentemente tão hostil. "

Mais postagens sobre este assunto: clique aqui, para ver a entrevista do diretor da Editora Record que retirou-se da premiação e em Ganha o segundo colocado, para ver o que aconteceu.