sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Contados, astuciados, sucedidos e acontecidos do povinho do Brasil (1)

Viúva Em  Quatro Maridos

José Cândido  de Carvalho  em: Porque Lulu Bergantim Não Atravessou o Rubicon

     Jundiaí Carapebus, funcionário do Montepio Militar, só  tinha um desejo na vida: ficar livre de Dona Hermengarda e de sua mania de seguro  de vida. Viúva de longo  curso, pelos cuidados de Hermengarda transitaram  três maridos, Fora Carapebus, que ainda estava em pauta. O primeiro, que escrevia versos para o Almanaque das Famílias, não  deu trabalho. Assinou o  seguro de vida, rimou flor com  amor - e  finou. O  segundo, um sólido  senhor de secos-e-molhados, sócio da firma Vilela, Irmãos & Cia.,lutou bravamente contra as poções e desvelos de Dona Hermengarda. Até que uma noite, depois de passado por uma xícara de chá, sentiu certos puxões na entranha. Antes de deixar a casca essa alma de secos-e-molhados ainda teve alento para dizer;
     -Hermengarda, minha bondosa Hermengarda. Só levo  desta vida uma tristeza. A de não ter podido fechar o  balancete de 1922.
     O terceiro ocupante dos desvelos e chás de dona Hermengarda, o  capitao Albernaz de Melo, foi duro de roer. Falava como  se comandasse um  batalhão e passava dias e anos sem  tirar a farda, de onde só  saía para dormir. Inteiriço mais que aba de canhão, prometia não morrer nunca. Mas, numa feijoada feita pela mão perita de dona Hermengarda, o  capitão mergulhou de tão mau  jeito que só voltou para pedir o  boné e fazer um  discurso de louvor a Rui Barbosa. E assim  finou. Nos braços desta frase:
     - Depois de Marechal Floriano Peixoto, o maior brasileiro foi mesmo  Rui Barbosa.
     Com lágrima no olho  direito, que sempre foi  seu olho  de prantear marido, a desvelosa Hermengarda falou:
     - Coitado! Logo  agora que fez seguro  de vida.
     No luto de Albernaz veio Jundiaí Carapebus. Funcionário de baixa extração, viu que era negócio hipotecar a solteirice na caixa-forte da viúva. Casou. Instalou sua pessoa entre apólices e demais vantagens da ilustre senhora. Foi nesse tempo que teve a idéia de acelerar a viagem  de Dona Hermengarda para o  céu. Era mesmo para rir. Hermengarda, papada e óculos, voando para Deus. Carapebus dizia para Carapebus:
     - De óculos e movida a vidro  ralado.
     Foi pena que Jundiaí Carapebus pensasse nisso  tão tarde. A bem informar, êle havia morrido dois dias antes, do mesmo modo que  finou  o  Capitão Albernaz de Melo, afogado numa feijoada. Subiu aos céus montado em  toucinho e lombo de porco.

(De: Porque Lulu Bergantin Não  Atravessou o  Rubicon - José Cândido  de Carvalho)

Nota: optei por manter a grafia original.

(Próxima postagem  no  dia 10/09)