sexta-feira, 14 de maio de 2010

Os Homens que Não Amavam as Mulheres - livro e filme

Stieg Larsson(Suecia 1954-2004) não teve tempo de ver sua importantíssima haker de Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, deixar de ser coadjuvante para transformar-se em destaque no filme do mesmo nome.

Sucesso no mundo inteiro, Brasil incluído, a trilogia Millenium, editada pela Cia. das Letras (veja no  final  da matéria). Li o primeiro da série, claro já pedi os outros dois, totalmente envolvida no enredo, seguindo o raciocínio do personagem principal, errando com ele, grudada,enfim, na trama. Adorei o livro e com certeza vou assistir ao filme.

Sobre o filme: tem produção sueca, alemã e dinamarquesa, com  direção de Niels Arden Oplev (Dinamarca), já vendeu 21 milhões de cópias no mundo todo, desde 2005. Somente este ano chega ao Brasil. Traz Lisbeth a estranha e atraente haker, destacada pelo diretor que considera a personagem uma Charles Bronson feminina e atualizada, ou a irmã mais nova de Nikita (personagem do  filme francês La Femme Nikita-1990). Quem interpreta é Noomi Rapace.

Os Homens que Não Amavam as Mulheres, é um livro que desde a primeira página carrega o leitor a, junto com o jornalista político Mikael Blomkvist, investigar o desaparecimento da sobrinha de um milionário ocorrido há mais de 40 anos e, nessa investigação, descobrir uma série de outros crimes ao longo dessas 4 décadas. Mikael e leitor vão precisar e até depender da jovem,bissexual, misteriosa e fascinante Lisbeth ... e mais não vou dizer. Tenho certeza de que lendo o  livro vai concordar comigo e milhões de leitores e, sem resistir, vai ao cinema também.


O livro: Os homens Que Não Amavam As Mulheres.


Stieg Larsson
Cia. Das Letras
Brochura 524 páginas.
R$23,10 (Saraiva.com)


A Trilogia:
Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
A Menina Que Brincava com Fogo e
A Rainha do Castelo de Ar


 
 
 
 
O filme: Os Homens Que Não Amavam  as Mulheres
Títulos originais:Man Som Hatar Kvinnor/Man Hwo hate Women



Diretor: Niels Arden Oplev
Produção: Suécia/Alemanha/Dinamarca
Ano:2009
Elenco:Michael Nyqvist (Mikael Blomkvist)
Noomi Rapace (Lisbeth Salander)
Peter Haber (Martin Vanger)
Lena Endre (Erika Berger)
Sven-Bertil Taube (Henrik Vanger