domingo, 7 de março de 2010

O Olho da Rua - Eliane Brum

O melhor livro  que li em janeiro deste ano foi O Olho da Rua, uma repórter em  busca da literatura da vida real, de Eliane Brum. 
A autora fez uma primorosa grande reportagem. Num livro muitíssimo bem acabado Eliane Brum, conta histórias de lugares e pessoas que jamais seriam notícia caso não passassem por alguma tragédia. A cada assunto (ou pessoa) ela faz em seguida uma análise de como foi feita a matéria narrando também algum desdobramento e ou autocrítica. Destaco a história do nordestino pobre que passava grandecíssimas dificuldades porque estava desempregado. Nada de especial. Quantas pessoas não estão, nesse momento, na mesma situação? A diferença é que a jornalista não explorou esse lado. O sofrimento dela diante das cobranças que recebia e que faziam-no esconder-se envergonhado, foi o que a autora mostrou. Não lembro o nome do conterrâneo, mas foi comovente saber que um homem recusava-se receber ajuda do governo. O livro traz bem claramente o sentimento de dignidade do migrante, quando ele diz que sem produzir não pode receber bolsa família.   
Tantas outras histórias mais, num livro sensacional!! Recomendo O Olho da Rua de Eliane Brum. Uma lição de vida e uma magistral aula de jornalismo.