domingo, 15 de fevereiro de 2009

Errantes livres - 1


Sete ótimas ofertas:
A doce canção de Caetana de Nélida Piñon
Às vésperas da copa de 1970 Caetana, a atriz mambembe, volta a Trindade para negociar com seu ex-amante,Polidoro, o financiamento da montagem de um espetáculo em A doce canção de Caetana. Guiada pelo sonho de viver uma das heroínas interpretadas por Maria Callas.Ao contrário da protagonista de Verdi, Caetana volta sem inocência com o objetivo de se vingar de seu destino. Ela tenta uma última chance para conseguir uma posição artística de sucesso e o reconhecimento de seu talento, ofuscado por seu passado de ex-amante de Polidoro.Nesse romance, a cortesã e a prostituta são contextualizadas em uma cidade pequena, Trindade, onde o patriarcalismo impera e deixa uma galeria de excluídos aoseu redor. Caetana, a atriz mambembe, depois de 20 anos, retorna para realizar umsonho, viver, no palco, a misteriosa voz de Maria Callas: “Vim para montar um espetáculo".
A Viagem de Théo- romance das religiões - Catherine Clément
Com um conhecimento profundo do tema, um admirável equilíbrio intelectual e uma viva imaginação narrativa, Catherine Clément nos faz viajar na companhia de Théo e Marthe - ele, um adolescente que vive enfiado nos livros e sofre de uma doença grave; ela, uma mulher cosmopolita que esbanja vitalidade. Juntos eles vão aos principais centros sagrados do mundo (a Bahia é um deles) e, enquanto visitam os templos e participam das festas rituais, oferecem ao leitor a certeza de que as religiões são uma das maiores aventuras que a humanidade já pôde sonhar.
A Casa Vazia - Rosamunde Pilcher
A escritora escocesa Rosamunde Pilcher, autora do best seller "O catador de conchas", apresenta a história de uma mulher que precisa tomar as rédeas de sua vida. Virgínia Keile casou-se com um homem rico e esnobe, totalmente controlado pela mãe autoritária. Após anos de casamento, ele morre em um acidente de carro. Ela retorna para a cidade em que morava em sua juventude. Uma nova fase começará e a Virgínia terá que lutar contra a sogra para obter a guarda de seus filhos. Para tanto, conta com o apoio de um amigo de adolescência.

O Perfume - Patrick Süskind
Em Paris, no ano de 1738, nasceu Jean Baptiste Grenouille. Filho de uma feirante, ele veio ao mundo em uma barraca de peixe na cidade mais suja e fedorenta do mundo ocidental no século XVII. Após a morte de sua mãe, sobrevive a doenças e pestes em diversos lares miseráveis. Contra todos os prognósticos, Grenouille acaba desenvolvendo duas características que mudariam sua vida: ao mesmo tempo que não tinha nenhum cheiro, ele era dotado de um olfato apuradíssimo. Este último talento permite que deixe para trás a pobreza para brilhar na indústria da perfumaria. Mas Grenouille, um personagem amoral, não ambiciona a fama ou a fortuna que sua habilidade poderia lhe proporcionar, mas um poder maior sobre os as pessoas, baseado na sedução dos odores sobre a alma humana. Assim, Grenouille dedica-se obsessivamente, e sem recuar diante do crime, à preparação de um perfume literalmente irresistível, que permitisse conquistar e dominar qualquer ser humano

As Menininhas e Outras Crônicas - Raquel de Queiroz
Eu Receberia as Piores dos Seus Lindos Lábios
O fotógrafo Cauby está convalescendo de um trauma numa pensão barata, numa cidade do Pará que algum tempo antes fora palco de uma corrida do ouro. Sua voz é impregnada da experiência de quem aprendeu todas as regras de sobrevivência no submundo - mas não é do ambiente hostil ao seu redor que ele está falando. O motivo de sua descida ao inferno é Lavínia, a misteriosa e sedutora mulher de Ernani, um pastor evangélico. A trajetória do fotógrafo, dado a premonições e a um humor desencantado, vai sendo explicada por meio de pistas: a história de Chang, morto num escândalo de pedofilia; o mistério de Viktor Laurence, jornalista local que prepara uma vingança silenciosa; a vida de Ernani, que no passado tirou Lavínia das ruas e das drogas. Mesmo diante de todos os riscos, Cauby decide cumprir seu destino com o fatalismo dos personagens trágicos. "Nunca acreditei no diabo", diz ele, "apenas em pessoas seduzidas pelo mal.
This Perfect Day - Ira Levin
Traz a tona o modelo de uma tecnocracia utópica com todos seus atributos, entre os quais a metodologia científica do controle da tecnologia, os controles para decisões não técnicas, eliminação do dinheiro, do valor e do interesse pessoal, reacolocação dos recursos, produtos, e serviços, diminuição no trabalho do ser humano para produzir estas quantidades fazendo uso apropriado da automatização, propiciar padrão elevado de vida para todos os cidadãos em termos de rendimento, dos cuidados de saúde, da instrução, e do lazer e a eliminação dos males sociais, tais como a pobreza, o crime, a poluição, a insegurança, e a doença.