domingo, 14 de setembro de 2008

Machado de Assis - palmas para ele em NY


Machado 21: A Centennial Celebration (Machado 21: celebração de centenário) este é o nome do evento que no dia 16 celebrará os 100 anos de morte de um dos maiores escritores do Brasil. Com bastante antecedência, já que fui somente do dia 29 de setembro que o país perdeu Machado de Assis. mas não vamos falar de precisão, que isso não vem ao caso. Importa saber que fora do Brasil Machado de Assis, é reconhecido com escritor de grande importância a ponto de motivar uma celebração.
Segundo artigo de Larry Rother, do New York Times, Machado de Assis tem atraído a atenção dos leitores de língua inglesa. Susan Sotag (USA:1933-2004)ainda, segundo o artigo, por exemplo, admiradora do Bruxo do Cosme Velho, teria considerado M.A como o "maior escritor já produzido na América Latina."
Dentro do evento que se constituirá de palestras, exposição da vida e obra, do autor, mesas resdondas etc contará ainda com uma mostra organizada pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos , sobra a influência de Machado de Assis no cinema mudo do Brasil.

"Quando você lê Machado na escola, você percebe que ele é o mestre de nossa língua, nosso Shakeaspeare, um verdadeiro mago com as palavras", afirmou Santos ao "NYT".

Artigo do New York Times:
http://www.nytimes. com/2008/ 09/13/books/ 13mach.html? _r=1&ei=5070& emc=eta1& oref=slogin