terça-feira, 26 de agosto de 2008

Livro Que Te Quero Livre


Livro que te quero livre
Werner Zotz, Sueli Cagneti
Livro que te quero livre apresenta de forma abrangente o cenário da literatura infantil e juvenil no Brasil e as experiências de utilização do livro na escola para a formação de leitores.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, o autor de literatura infanto-juvenil Werner Zotz fala sobre o livro e a leitura na escola, sobre o processo criativo e o ofício de escritor, sobre a importância da parceria entre editoras, escritores, livreiros e educadores. Sobre o prazer, a espontaneidade e a liberdade envolvidos na leitura e os cuidados que devem ser tomados para não torná-la sinônimo de obrigação escolar, dever, castigo, chateação...

Na segunda parte, a professora universitária de Literatura infanto-juvenil e crítica literária Sueli Cagneti descreve experiências multidisciplinares de sucesso e dimensiona o papel do professor, valorizando sua importância no processo de formação de leitores capazes de compreender, criticar e refletir com prazer sobre um texto literário.

No final, o livro traz ainda duas listas: uma com sugestões de leitura para os alunos, por faixa etária, e outra com referências bibliográficas de obras de apoio para os professores.

Ganhou em 1986 o Prêmio de Melhor Ensaio do Ano, conferido pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Dirigido para professores de Literatura e Língua Portuguesa e educadores em geral, permanece tão atual quanto os desafios enfrentados em sala de aula para despertar nos alunos o prazer da leitura.