segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Correios

A comunidade Livro Errante, faz o envio de livros usando o serviço dos Correios; desde que começamos nossas trocas, tivemos toda sorte de dificuldades. Excetuado os carteiros, etapa final do processo, para quem todos nós só temos elogios.
Abrimos um tópico unicamente para trocarmos informações entre nós mesmos já que a maioria das perguntas não tinha resposta nas próprias agências ou franqueadas. No decorrer de nossas trocas apenas uma conclusão, lamentavel é claro: OS ATENDENTES NÃO SABEM AO CERTO O FUNCIONAMENTO DOS CORREIOS - AS INFORMAÇÕES NÃO SÃO PASSADAS OU OS TREINAMENTOS NÃO ESTÃO SENDO EFICIENTES. SE NÃO VEJAMOS:
a) Eu posso enviar como impresso registrado um livro que pese 523g?
O que está acontecendo: em algumas agências sim noutras não. Nessas últimas o limite é 5oog
A resposta: PODE
Como eu sei? já enviei até 3.543g
Como a atendente da agência que uso sabe? digitou o peso e o sistema validou. Hoje a mesma atendente, foi digitando pesos em ordem crescente de 3.560g até 5000g. Todos validados; Por fim digitou 5oo2g e o sistema dos Correios não aceitou.
Por que a atendente fez pesquisa desta forma? porque pedi para ela me mostrar algum informativo dos Correios onde constasse o peso limite. Nem ela nem ninguém tinha nenhuma explicação para isso.
Resposta:Pode-se enviar impresso registrado até o limite de 5kg

b) Posso enviar livro dentro de envelope?
O que está acontecendo: às vezes pode às vezes não pode; depende do(a) atendente e ou da agência ou franquia.
Resposta: PODE
c) Se enviar por envelope tenho de cortar os cantinhos ou não?
O que está acontecendo: sim ou não dependendo do(a) atendente ou agência
Resposta: Se não cortar os cantinhos, o envelope também é enviado. Apenas permite aos Correios a sua abertura. Então, por isso, o atendente coloca um carimbo: "impresso fechado - pode ser aberto pelos correios"
d) Posso enviar impresso em pacote? e o pacote pode ser fechado?
Resposta: Pode para ambas as perguntas. No caso de enviar fechado, tal como ocorre com envelope, pode ser aberto pelos correios.

Nota final: O 0800 dos Correios está desativado.