quinta-feira, 15 de maio de 2008

Marçal Aquino



Diálogos possíveis
Marçal Aquino, 50 anos, fala sobre suas experiências nas áreas de literatura e cinema na Bienal do Livro de Rio Preto, hoje, às 15h
Daniela FentiAgência BOM DIA
Divulgação/Adriana Vichi

Jornalista, escritor e roteirista, Marçal Aquino, posa para foto publicitária São 50 anos de história e pilhas de textos. O jornalista, escritor e roteirista Marçal Aquino é um dos destaques da 3ª Bienal do Livro de Rio Preto, hoje, às 15h, com a palestra “Literatura e Cinema: Diálogos Possíveis”.Marçal, leitor na maior parte do tempo, considera-se eclético. Atualmente lê uma coletânea com grandes reportagens e prefere se manter longe de títulos de ficção científica.Como espectador, não tem paciência para os musicais. Nem para os críticos que revelam o desfecho das histórias. “Evito ler as resenhas. Prefiro errar a perder o prazer da descoberta.”Recentemente assistiu ao drama “Um Beijo Roubado”, do diretor Wong Kar-Wai, e gostou.Sobrepostas a essas é que surgem as facetas conhecidas do homem que entende as especificidades das duas linguagens – a literária e a cinematográfica.“O livro sempre vai parecer melhor do que o filme, pois é mais complexo. São coisas diferentes”. Enquanto autor e roteirista, sua preocupação é compartilhar boas idéias com o público como se também fizesse parte dele.Seus textos literários geralmente são adaptados às telonas. Mas nada o impede de trabalhar na contramão. “Quando tinha 11 anos, costumava ver filmes e escrever sobre eles, ao chegar em casa. Não estou fechado a esta possibilidade.”Em seu universo criativo, é proibido proibir.ServiçoTambém haverá mesa redonda com os professores Sérgio Vicente Motta, Maria Heloísa Martins Dias e Maria Celeste Tommasello sobre “À Roda de Memórias Póstumas de Brás Cubas”, a partir das 19h. A programação completa está no site www.riopreto.sp.gov.br.

2 comentários:

  1. Olá!
    Interessante seu blog. Acho que estou precisando reciclar mesmo meus livros. O SENAC tem uma feira de troca de livros bem legal.
    Você postou no meu blog perguntando onde encontrar o recipiente para cozimento a vapor no microondas. Eu o encontrei em lojas de utilidades domésticas, numa que vende por preços a partir de R$1,99.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que bom. É verdade, o SENAC faz um bom trabalho nesse sentido. Poucos são os livros que relemos, não? então que passemos adiante.
    Obrigada pela informação do recipioente da Plasútil, por coicidênca amanhã vou passar próximo de umas lojas dessas.
    abraço.
    Regina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...