quinta-feira, 3 de abril de 2008

Muito prazer, Graciliano.


Começou hoje o grupo de leitura de Caetés na comunidade Livro Errante.
Caetés, primeiro romance de Graciliano Ramos, começou a ser escrito em 1925 e foi concluido em 1928. Sua publicação, porém, só aconteceu em 1933 quando o autor tinha 41 anos. Graciliano Ramos, então prefeito da cidade de Palmeira dos Índios, enviou ao governador do Estado das Alagoas a prestação de contas de sua gestão como prefeito. O relatório, por sua qualidade literária, chegou às mãos de Augusto Frederico Schmidt, editor que perguntou ao autor se ele não teria outros escritos que pudessem ser publicados. Tinha.

P.S: o relatório, está no livro Viventes das Alagoas(livro póstumo-1962). Pela absoluta correção, concisão e clareza deveria ser obrigatório para estudantes e professores. Deveria ser obrigatório também a todos os nossos políticos pelo exemplo indiscutível de lisura.(comentário de minha total responsabilidade, não reflete necessariamente a opinião dos demais membros da comunidade L.E)

2 comentários:

  1. Estou planejando ser leitora fiel deste blog. Invejo Graciliano. Trabalho no meio político e fico doente quando minha secretária redige meus ofícios. Mas não ouso escrevê-los do meu jeito.(Maria Olímpia)

    ResponderExcluir
  2. Tenho de admitir que também invejo Graciliano. Como pessoa, um homem totalmente diferenciado até (ou talvez principalmente) hoje.
    Quem sabe se vc não ousasse redigir seus ofícios, não estaria sendo graciliana?
    Regina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...